terça-feira, 25 de outubro de 2016

Biografia de Charles Darwin

       Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai temia que não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar.     Pertencia a uma família respeitada e renomada, na qual seu pai e avô eram médicos.
       Charles seguindo os passos deles iniciou a faculdade de medicina, no entanto, desde que teve de operar um doente sem anestesia, descobriu que não daria para isso e abandonou o curso. Então em 1827 decidiu dedicar-se à Igreja Anglicana, porém não ele concordou com as teorias da Igreja. Lá conheceu e ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, com quem aprofundou seus conhecimentos em história natural, desenvolvendo sua paixão pela natureza, em 1831 Henslow conseguiu incluir Darwin como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, essa viagem durou apenas cinco anos.
      
  

      Na volta, Darwin estava convencido que as espécies animas sofrem mudanças, porém não sabia explicar como isso ocorria. Com o material que havia coletado durante a expedição, juntou se ao Richard Owen e publicou “Zoologia da Viagem do Beagle”. Em 1839, após se casar com Emma Wedgwood, foi viver no campo, na terra natal, onde tiveram 10 filhos.
     Por muito tempo Darwin realizou diversas pesquisas e conheceu muitos zoólogos que pensavam igual a ele, um dos seus principais inspiradores foi Thomas Malthus, a qual afirmava que as populações tendem a crescer geometricamente a menos que sejam impedidas, ou seja eram as alterações que permitiam que um indivíduo prosperasse, enquanto os outros que não sofriam essas alterações, pereciam.
     Suas ideias evolucionistas era um choque para a sociedade da época, devido principalmente a versão bíblica da criação. Em 1859, Darwin publica seu livro, conhecido até hoje, chamado “A Origem das Espécies”, embora os cientistas tenham concluído que Darwin estava certo, a polêmica permanece até hoje nos meios filosóficos e religiosos.
     Charles Darwin morreu em 19 de Abril de 1882 em decorrência de um ataque cardíaco, seu corpo foi enterrado na abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton.



(Charles Darwin)


(Avô de Charles Darwin)
               

  

Referências:


http://educacao.uol.com.br/biografias/charles-robert-darwin.htm
http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/marcelmarques/hist%F3ria.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário