terça-feira, 25 de outubro de 2016

Ilhas Galápagos


            As Ilhas Galápagos (ou Arquipélago de Colón) são um arquipélago tropical remoto composto principalmente por 13 grandes ilhas: Baltra, Espanhola, Fernandina, Floreana, Genovesa, Isabela, Marchena, Pinta, Pinzón, São Cristóvão, Santa Cruz, Santa Fé e Santiago. Além destas 13 ilhas grandes, existem muitas outras pequenas ilhotas, que totalizam juntas cerca de 8 mil km2 de terras. Elas estão espalhadas por cerca de 93.200 km2 sobre o Oceano Pacífico, a pouco mais de 1.000 km da costa oeste do Equador.
            As ilhas Galápagos ficaram famosas graças ao cientista Charles Darwin, que desenvolveu a teoria da evolução das espécies após estudar as plantas e os animais da região no século XIX. A teoria, que explica como os seres vivos se transformam e se adaptam com o passar das gerações, mudou a biologia para sempre.
            Havia tantas tartarugas-gigantes nas ilhas que os exploradores espanhóis as usaram para dar nome ao lugar — em espanhol, galápago significa “tartaruga”.

Geografia

               Embora politicamente falando Galápagos seja uma província da República do Equador, a grande maioria dos cientistas acredita que as ilhas nunca fizeram parte do continente, e que no lugar disso foram formadas a partir de uma atividade vulcânica que ocorreu há cerca de 5 milhões de anos na Placa de Nazca, uma zona quente considerada como a maior em atividade vulcânica do mundo. Alguns dos vulcões que se localizam no lado ocidental do arquipélago ainda estão em atividade, com mais de 50 erupções nos últimos 200 anos, criando terras novas nesta região em evolução.



Correntes Marítimas e Clima

            As Ilhas Galápagos têm um clima leve, mas seco. Isto é devido à influência da corrente fria de Humboldt, que flui ao redor das ilhas moderando as temperaturas e tornando o clima das ilhas agradável durante todo o ano. O clima nas grandes ilhas varia com o aumento da altitude. A temperatura diminui gradualmente com a altitude, enquanto que a precipitação aumenta com o aumento da altitude, devido à formação de umidade em nuvens nas encostas das montanhas. A quantidade de chuva varia muito de um lugar para o outro das ilhas. As chuvas são escassas, especialmente nas planícies costeiras, onde caem entre 350 mm e 400 mm de chuva por ano, enquanto são mais frequentes nas montanhas, onde em algumas áreas podem exceder 2.000 mm por ano.  Ao longo da costa das Ilhas Galápagos a curta estação chuvosa é de janeiro a abril, enquanto nos outros meses do ano as chuvas são raras. As temperaturas máximas variam entre 30,1°C em março e 24,6°C em setembro, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 18,7°C em setembro e 22,6°C em fevereiro. A temperatura da água do mar, apesar da presença da corrente fria de Humboldt, nunca cai debaixo de 21°C e atinge 27°C no mês de março. ⁠⁠⁠⁠


Resultado de imagem para corrente de humboldt

Flora e fauna

  Provavelmente os animais chegaram ao arquipélago no decorrer do longo processo evolutivo e outros fatores determinantes, como as barreiras impostas pela biogeografia, derivaram seres vivos particulares, ou seja, que são encontrados somente em determinadas ilhas, o isolamento geográfico impediu que houvesse troca genética entre os seres. Devido a isso, as plantas e os animais encontrados nas Galápagos são muito incomuns. Nas terras baixas e secas crescem cactos, enquanto as regiões mais altas são cobertas de vegetação densa e úmida, em que se encontram samambaias e musgos. As tartarugas de lá vivem até 150 anos, o que, acredita-se, é mais do que qualquer outro animal da Terra alcança. As ilhas também abrigam iguanas terrestres e raras iguanas marinhas, que se alimentam de algas.

Flora



Fauna
 Tartarugas gigantes de Galápagos

            As Tartarugas Gigantes de Galápagos são as maiores tartarugas terrestres que existem atualmente, são conhecidas diversas espécies, cada uma com suas características únicas que foram geradas devido ao isolamento de cada uma em suas respectivas ilhas e climas.





 Tentilhão

            Em uma das viagens de Charles Darwin, ele parou no Arquipélago de Galápagos e a espécie predominante lá eram os tentilhões. Por falta de alimento os tentilhões começavam a migrar paras as ilhas vizinhas do mesmo arquipélago. Os alimentos nas outras ilhas eram outros, e vários tentilhões foram para ilhas diferentes umas das outras. Os tentilhões foram se adaptando aos alimentos das outras ilhas, mudando o formato do bico, e outras coisas em sua genética. Assim foram surgindo e se desenvolvendo vários tipos de tentilhões diferentes, e hoje são descobertas mais de 14 espécies diferentes. Com base nisso Darwin percebeu que as espécies se adaptam e evoluem, um dos fatores que fez ele chegar à Teoria da Evolução.



Preservação da Ilha

            O impacto humano – tanto o crescimento de moradores permanentes como o turismo – representa uma ameaça aos ecossistemas das ilhas e disponibilidade de recursos e serviços. Além disso, a pesca em excesso e a introdução de espécies não nativas estão causando problemas ambientais nas ilhas. O aumento insustentável da pesca comercial legal e ilegal de pepinos do mar, barbatanas de tubarão e lagostas ameaça o ecossistema marinho.
            Espécies não nativas introduzidas nas ilhas competem com a fauna endêmica por comida. Alguns caprinos foram trazidos para a Ilha de Santiago nos anos 1800. Hoje eles já são em cerca de 100 mil. A população caprina de Galápagos se alimenta da vegetação nativa e compete com as tartarugas gigantes por comida, literalmente comendo algumas espécies em extinção.
            Desde o início do turismo em Galápagos nos anos 1960, tem sido visto esforços de conservação nas ilhas. A Fundação Charles Darwin, organização sem fins lucrativos voltada para pesquisa científica e conservação, é uma presença ativa. Além disso, o governo equatoriano declarou que 90% do arquipélago está protegido como reserva ambiental– o Parque Nacional das Ilhas Galápagos e a Reserva Marinha de Galápagos.
  

Bibliografia
http://escola.britannica.com.br/article/481339/ilhas-Galapagos
http://ciencia.hsw.uol.com.br/ilhas-galapagos.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/arquipelago-galapagos.htm
http://www.tartarugas.avph.com.br/tartarugagigantedegalapagos.php
http://pinzonesygorriones.blogspot.com.br/p/plantas-endemicas-de-galapagos-1.html
http://www.guiaviagem.org/galapagos-clima/






Nenhum comentário:

Postar um comentário