quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Mutação Gênica

Mutação Gênica ocorre quando certa alteração afeta a estrutura do DNA no momento da produção de uma célula, essa podendo se multiplicar e gerar modificações no indivíduo. Determinada mutação pode ser decorrente da adição, perda ou a troca da posição de um gene que fazia parte do DNA original. Como segue na Imagem abaixo:

                
Geralmente as alterações contidas no DNA das células passam despercebidas, não causando grandes diferenças em seu funcionamento ou até mesmo inofensivas, como as pintas que surgem na pele. Porém, por vezes, essas alterações são mais sérias, por exemplo o albinismo, que é uma mutação nos genes produtores de melanina, diminuindo em grande quantidade a produção desta substância e gerando problemas para o portador.


Anemia Falciforme

               A anemia falciforme é uma mutação gênica grave, que gera uma deficiência na produção de hemoglobina, alterando seu formato de circular achatado para meia lua, fazendo com que grudem uma na outra, entupindo as veias e artérias e incapacitando-a de transportar oxigênio. A substituição do aminoácido ácido glutâmico pelo aminoácido valina, em uma das cadeias de hemoglobina, é o que causa a modificação, conduzindo a uma alteração na forma da proteína toda.






Fontes:

Anemia Falciforme:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia-falciforme

Mutação Gênica:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico10.php
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/mutacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário